Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Resumo do Livro "So Your Dog's Not Lassie" - Cap. 2: Parte I

Mais uma parte do livro. Como sempre, meus comentários estão em itálico e verde.

Antes de começar – atitudes e equipamentos que inspiram o cão

Nossos cães são especiais. Devemos as coisas negativas meio que escondidinhas e exaltar as positivas por meio de brincadeiras, novidades, petiscos, elogios e atenção.

Existem muitos cães que “desligam” no adestramento, então seguem algumas das razões do porque isso acontece. Antes de começar, determine quais destas atitudes ou comportamentos são parte do seu estilo de treinar. Os maiores erros cometidos com os cães “difíceis” são:

* Não dar recompensas o bastante. Alguns donos acham que se derem petiscos aos cães eles (donos) não terão autoridade. Sentem que estão chantageando o cão, quando ele deveria somente fazer tudo o que mandamos, por sermos os líderes. Estes donos têm medo que o cão trabalha pela comida, não por eles. Se você tem um cão independente, esta atitude fará você fracassar. Nossos cães querem ser pagos na forma de petiscos, elogios, brincadeiras – qualquer forma de suborno que funcione.

* Tornar o adestramento sério demais. Muitos donos têm este problema. Eles se sentem ofendidos quando o cão não presta atenção em todos os comandos. Ser autoritário, implicante e perfeccionista demais levará seu cão “difícil” a desistir no primeiro dia.

* Ser fanático. Você quer treinar muito, seu cão se entedia rápido. Se você quer que seu cão repita o exercício muitas vezes, ele irá parar de trabalhar ou adicionará algo super criativo ao exercício, deixando ambos confusos. Um cão independente não responde bem a muitas repetições do mesmo exercício, principalmente se ele o executou bem na segunda ou terceira vez. Verdade verdadeira. Quando a Suzie faz um comando direitinho, eu logo já passo pra outro exercício. Senão ela se entedia e não quer mais fazer nada.

Como seu cão está ultimamente? Como queremos manter o adestramento sempre divertido, é uma boa ficarmos atentos a sinais de tédio ou estresse. Ambos enfraquecem o adestramento. O melhor é parar o treino quando você vir estes sinais. No caso da Suzie, ela faz uma cara de quem está mesmo cansada, começa a fazer os exercícios de modo mais lento. Aí, faço outra coisa que ela ame (como “wave” por exemplo) e encerro a sessão. Os comportamentos a seguir indicam que o cão está para se rebelar:

* Quando é chamado para treinar, se esconde ou fica relutante.
* Ele boceja (e você sabe que ele não passou a noite fora de casa).
* Ele se recusa a olhar para você. Esta é a resistência passiva. “Se eu não olho para você, você não existe. Você não está me dando comando algum e eu não preciso lhe dar ouvidos!”. Ele pode não rosnar nem avançar, mas fica realmente inativo.
* Quando o cão faz o exercício em câmara lenta. Ele sabe exatamente como sentar ou vir quando chamado. Não está nem um pouco confuso. Cansado e rebelde, ele faz tudo bem devagar...

Cães independentes são conhecidos por exibirem todos estes comportamentos.

2 comentários:

Paula Souza disse...

Fúlvia, como sempre posts exelentes. Sem nenhuma rasgação de seda, o seu blog é um que mais que ajudaram a melhorar o treino da Cindy, com aquelas dicas e truques que passam despercebidos. Já li a imensa maioria dos seus posts (só pulei aquele do Natural Dog Care rsrsrs), e eles me ajudaram muito, inclusive a dar o primeiro passo pra ser vegetariana (não como carne vermelha há uns três meses). As suas traduções e resumos de livros são simplesmente incríveis, e esse foi um dos melhores (aliás, amei o título..."Então o seu cachorro não é uma Lassie" rsrssrs). Isso das dicas de como treinar o cão "difícil" são extremamente boas. O curioso é que a Cindy se encaixa com a maioria das descrições de um cão "dificil" eu não a considero ruim pra treinar rsrsrs

Fúlvia, muuuuuito obrigada pelas dicas, espero que seu blog seja cada vez mais conhecido, pois aqui tem informações que realmente vale a pena saber...beijos, e valeu por essa super dica do livro. O coisinha chata que é ser ignorada no treino ou ver o seu cachorro numa performance camera leeenta... rsrsrs

beijão...(e desculpa pelo texto imenso xD)

Fúlvia e Suzie disse...

Oi Paula, tudo bom?
Que bom que vc tem gostado do blog! Isso me anima muito, sabia? Quando eu tive a idéia de começar um blog, queria dedicar muito a adestramento/comportamento e também um pouco de raças, mas coisas que não encontramos em outros sites ou revistas (até mesmo livros) aqui no Brasil.

Fico feliz que você tem conseguido muita coisa com a Cindy (que, aliás, é lindaaa!).

Esse livro é um dos melhores que eu tenho aqui, e o comprei antes de ter a Suzie. Ela é o que chamam de "cão burro" (já ouvi isso de adestradores), mas eu não a acho nada difícil de treinar. Pelo contrário. Acredito que com sua Cindy é a mesma coisa.
Pena que eu parei um pouquinho com o adestramento da Suzie, ela está no Nível 2 ainda (indo pro 3). Com filhinha agora, tudo fica mais difícil =P

Ah, e parabéns por sua decisão de parar de comer carne vermelha! Sabe que te dou todo o apoio se quiser seguir o vegetarianismo! Depois, se quiser, me mande um e-mail (galadrielfu@yahoo.com.br) que te passo o link do meu outro site (esse eu só divulgo pros amigos, pq tem muita foto, sabe). Lá tem muita coisa que pode te ajudar tb.

Vou responder seus outros posts!!!
Beijos e carinhos na Cindy!