Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Ceia de Natal Vegetariana

Quem disse que a ceia vegetariana só tem alface? E quem disse que precisa ter bicho morto na mesa???
Segue uma ceia fantástica para se fazer nas festas de fim de ano!
Bom apetite!!

Um natal vegetariano nem sempre precisa ser uma dor de cabeça. Aqui ficam algumas sugestões rápidas e fáceis para uma ceia de Natal Vegetariana. (As receitas aqui publicadas já foram testadas por colaboradores da Via Natura)

Bacalhau Vegetariano
Ingredientes:
1/2 kg de batatas
200g de repolho
300g de soja em cubos
1 pimento médio
2 cebolas médias
coentros
200ml de natas de soja
200ml de leite de coco
1/2 copo de leite de soja
100g de azeitonas pretassal
azeite
Preparação: Lave bem as batatas e coza-as inteiras, com pele. Depois descasque-as e corte-as em rodelas grossas.Corte o repolho em pedaços grandes e coza-o no vapor, com sal ou em pouca água.À parte, ponha a soja de molho e tempera-a a seu gosto.Corte as cebolas em rodelas e o pimento às tiras finas e pique as azeitonas e os coentros. Em seguida, numa forma de ir ao forno, disponha uma camada de batatas, outra de repolho, a seguir uma de soja e uma de temperos e assim sucessivamente, terminando com uma camada de batatas.Por último, misture o leite de coco, o leite de soja e as natas e deite sobre o conjunto. Regue com um fio de azeite e leve ao forno para gratinar.Sirva quente.
Este prato é uma alternativa ao bacalhau cozido com couves e batatas, que tradicionalmente se come na véspera de Natal.

Bolo-rei Vegetariano
Ingredientes:
100g de farinha de trigo integral
200g de farinha de trigo
40g de manteiga de soja
15g de fermento de padeiro
1,3 dl de leite de soja
2 colheres de sopa de malte de trigo
30g de açúcar mascavo
frutos secos (miolo de nozes, pinhões, amêndoas peladas e avelãs)40g de passas de uva
leite de soja (para pincelar)
Preparação: Numa tigela junta bem todos os ingredientes, excepto as passas e os frutos secos. Amassa bem e depois deixa descansar cerca de 20 minutos.De seguida, acrescenta os frutos secos e as passas e forma uma bola com a massa. Deixa repousar mais uns minutos.Depois, forma com a massa uma coroa (um círculo com um buraco no meio) e coloca num tabuleiro untado e polvilhado com farinha. Pincela o bolo com algumas gotas de leite de soja e decora com mais alguns frutos secos. Leva ao forno cerca de 30 minutos.

Broas de mel e erva-doce ( receita para 20 broas )
Ingredientes:
150g farinha trigo biológico
150g farinha milho biológico
100g mel de rosmaninho
2 colheres azeite biológico
25g erva-doce
1 colher chá fermento
Preparação: Amasse tudo com água morna e deixe fermentar durante 3H. Forme pequenas broas e coloque-as no forno à temperatura mínima durante 5min . Eleve, depois, um pouco mais a temperatura do forno e deixe cozer por mais 10min * retire do forno e pincele com mel.

Nenhum comentário: