Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sábado, 4 de outubro de 2008

Natural Dog Care: Capítulo 5 - Parte II

Alergias

A alergia ocorre quando o sistema imune reage a uma substância inofensiva como se ela fosse perigosa. Picadas, certos alimentos, remédios, plantas, pólen etc podem causar uma reação alérgica. Dermatites, eczemas, colite, febre, tosse, diarréia, vômito e inchaço podem ter origem alérgica.
Os patógenos, assim como os vírus, estimulam o sistema imune a produzir anticorpos. Alérgenos (poeira, picada de pulgas etc) quando em contato com o corpo fazem com que o sistema imune, erroneamente, produza um anticorpo chamado IgE (imunoglobulina E). No cão alérgico, a IgE se liga a um receptor localizado nos mastócitos, que ficam na pele, estômago, pulmões e vias aéreas superiores. A IgE faz os mastócitos expelir histamina e prostaglandina, causando a reação alérgica. Como é bom saber o que se passa com o corpinho da Suzie quando ela tem a dermatite alérgia por picada de pulga!
Os veterinários dizem que o melhor tratamento é que o animal não tenha mais contado com a substância causadora. Caso da Suzie: a mantenho sempre livre de pulgas com o produto que uso. Os outros, a pulga picava e morria. Com a Suzie, a pulga não pode picar: deve morrer ao subir nela, ou, melhor ainda, nem subir.
Akitas e Shar-Peis são propensos à alergias. Cães de pelagem branca, como os Westies, Bull Terrier e Setters Ingleses têm predisposição a desenvolver alergias de pele. Golden Retriever e Westies têm maior propensão a desenvolver alergias gastrointestinais.

Câncer

Machucados, infecções, radiação e excesso de exposição solar, por exemplo, são situações que predispõe o animal a desenvolver câncer. A gordura favorece o aparecimento de câncer, portanto não deixe o animal ficar obeso. Fatores hormonais aumentam o risco de câncer no aparelho reprodutor (muito comum) e é reduzido à quase 0% com a castração precoce. Biscoito pra mim! Além de eu passar protetor solar na Suzie quando ela vai passar muito tempo ao ar livre, a castrei aos cinco meses de vida e também não a deixo obesa. Quer vida mais sadia?
Raças mais predispostas a desenvolver câncer: Boxer (câncer de pele), Flat-Coated Retriever (câncer nos ossos), Cocker Spaniel Inglês, Schnauzer Gigante e Rottweiler. De todos, o Boxer é o mais propenso a ter câncer.
Raças menos predispostas a desenvolver câncer: Elkhound, Papillon e Collie.

Doenças Infecciosas

Fala que antigamente a cinomose era fatal, e hoje já é controlada. O oposto ocorre com a parvovirose: era desconhecida há 20 anos e agora é a maior causa de morte entre os cães jovens.
No colostro os filhotes não recebem da mãe os glóbulos brancos (que produzem anticorpos), mas sim apenas os anticorpos da mãe, que protegem apenas por oito a doze semanas (isso se a mãe foi devidamente imunizada).

Infecção / Área Afetada
Raiva / Cérebro
Cinomose / Pulmões, olhos, intestinos e cérebro
Virus da hepatite canina / Olhos e fígado
Parvovirose / Trato gastrointestinal e medula óssea
Leptospirose / Fígado e sistema urinário
Bordetella bronchiseptica (tosse dos canis) / Trato respiratório superior
Adenovirus 2 / Trato respiratório superior
Parainfluenza / Trato respiratório superior
Borrelia (doença de lyme) / Articulações
Vírus da herpes canina / Síndrome do filhote enfraquecido
Quando fiz o curso de auxiliar veterinário aprendi muito sobre isso. Foi ÓTIMO.

A Pele

A pele protege o corpo de danos físicos e invasão de micróbios. Junto com a gordura, é isolante térmico. É durável, elástica e de rápida recuperação.
O pêlo oferece proteção à pele e tb é isolante térmico: subpêlo é isolante, pêlo é protetor. Todos os cães possuem pêlo e subpêlo, mas a quantidade de cada um deles varia conforme a raça e o ambiente onde o cão vive.
Raças de pêlo curto têm mais chances de sofrer cortes na pele. Os Whippets nem se fala! Suzie está cheia de cicatrizes. E na maioria os pelos não voltaram a nascer.

Problemas de Pele

A inflamação da pele pode estar associada com infecções, infestações ou reações alérgicas. É parte natural da cura mas, em excesso, leva a problemas de pele.
A incidência de alergias na pele aumentou, pois nós aumentamos o tempo que o cão passa dentro de casa conosco.Filhotes de raças de pêlo curto, como Dobermann e Dogue Alemão, têm mais chance de desenvolver acne (foliculite). Já os Jack Russells Terriers, Boxers, Whippets e cães de pele e pêlo claros (branco, normalmente) são mais suscetíveis a desenvolver câncer de pele. Por isso, donos e amantes dos seus galguinhos branquelos, passem sempre o protetor solar neles!!!!

Nenhum comentário: