Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sábado, 11 de outubro de 2008

Mais adestramento, por favor!!


A maioria dos donos responsáveis dá ao cão, ou filhote, aulas de obediência básica e socialização. Claro que também lhe ensinam truques, já que é divertido. Depois disso, geralmente paramos de treinar o cão pelo resto da vida dele: afinal, ele aprendeu o que precisava.

Isso pode ser verdade mas, se você quer um cão mais feliz e esperto, continue o treinamento durante toda a vida dele. Para ele, o adestramento lhe dá três dos grandes prazeres da vida: passar tempo com você, agradar você e ser recompensado com um petisco. Dependendo do que você estiver ensinando, o adestramento pode incluir algumas das coisas favoritas dele, como correr, perseguir ou pular.

Seu cão não precisa ser um gênio. Um cão de inteligência mediana consegue entender cerca de 165 palavras! Quanto mais você ensina seu cão, mais ele aprende como aprender. Ele não precisa ser um filhote. O ditado "você não pode ensinar novos truques a um cão velho" não é verdadeiro. Qualquer cão, de qualquer idade, que é fisicamente capaz e mentalmente alerta tem a capacidade de aprender algo novo.

Geralmente se começa o aprendizado quando o cão tem de 8 a 16 semanas. Esta é a melhor fase para ensiná-lo os comandos básicos (senta, deita, fica, vem), além de dar ao cão um bom padrão de aprendizado. Ele se torna capaz de resolver problemas por si só e é interessado em aprender. Se você não começou o adestramento nesta idade, não há problema: ele pode aprender em qualquer fase da vida, apenas demorará um pouco mais.

Não importa o que você irá ensinar ao cão. Importa, sim, o tempo que você passa com ele, estimulando sua mente e dando-lhe um propósito na vida. Você pode ensiná-lo tudo quanto for truque para o seu divertimento - ele não se importa. Ele simplesmente adora a sua alegria ao ver como ele executou o comportamento (e o petisco que segue depois!).

Você também pode ensinar tarefas práticas - coisas que lhe ajudam em casa. Muitos cães, na verdade, preferem fazer trabalhos para você do que simplesmente deitar no sofá e não fazer nada o dia inteiro. Um exemplo: você pode ensinar seu cão a ajudar-lhe com as compras do mercado, pedindo que ele pegue itens que não quebram se ele o pegar, ou pegar o jornal para você.

Existem várias coisas que você pode ensinar ao seu cão: trazer o controle remoto, achar as chaves, procurar a mamãe (esse a Suzie AMA fazer), colocar algo no cesto. Pode parecer divertido ter um cão que faça estas coisas, mas os cães de serviço fazem coisas deste tipo todos os dias para ajudar seus donos descapacitados. Eles são perfeitamente capazes, e adoram ajudar.

A maioria das raças foi criada para o trabalho. Dá-lhes prazer e um senso de responsabilidade ter um trabalho a fazer. Cães que se comportam mal ou se tornam destrutivos geralmente o são devido à frustração, já que eles têm uma necessidade inata de fazer alguma coisa, e não há o que fazer.

Olhe para seu cão, repare em seus olhos e linguagem corporal depois que ele pula um arca, busca uma bolinha ou rola - ele está feliz e adorará fazê-lo de novo, de novo e de novo. Sua mente está sendo estimulada. Esta alegria pode acontecer com cada novo truque, toda vez que ele o executar.

Um comentário:

Debora ♥ Zé Magrelo disse...

Excelente matéria, Fú.
Realmente eles adoram aprender e participar de atividades conosco.
No início eu me interessava por esse tema mais pela segurança, queria que ele aprendesse a não atravessar uma rua, a atender meu chamado de imediato, a não pegar comida do chão e coisas parecidas, mas hoje meu interesse é apenas pelo fato de poder compartilhar momentos maravilhosos com meu Zezinho.
Percebi isso logo na primeira liçao. Eu tentava ensinar o senta (com muita paciência, um bifinho e nenhum conhecimento..rs) O Zé não tinha noção do que eu queria, ele não sentava de jeito nenhum, até que de repente ele sentou. Eu fiquei tão feliz que comecei a pular de alegria e gritava "parabéns Zezinho, você conseguiu!!" Eu fiquei feliz, mas o Zé ficou mais ainda.. EU NUNCA TINHA O VISTO O ZÉ TÂO FELIZ como nesse dia, não me esqueço da carinha dele de contentamento, explodindo de alegria, como quem pensava "eu consegui e não sabia que isso te deixaria tão feliz!!" ..rs. Enchi ele de tantos beijinhos que nem me lembrei do bifinho..rs

Beijos e continue com suas matérias super legais!