Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

domingo, 13 de abril de 2008

Níveis. 20: Senta Fica

NÍVEL DOIS
O cão Senta e Fica enquando o dono se distancia 5m e volta. O dono pode dar comandos extras enquanto se afasta. Uma “volta” oficial não é necessária.

DISCUSSÃO:
O bom de se ensinar o Deita-Fica antes do Senta-Fica é que o Deita-Fica é fácil para o cão entender. O lado ruim de ensiná-lo primeiro é que será natural para o cão pensar que qualquer duração precise do Deita. Não fique frustrado! É um conceito bem difícil de transpor – eu não quero que você Deite, quero que mantenha a posição que eu lhe falei.

COMEÇANDO: Peça para o cão Sentar, então c/t várias vezes seguidas (e bem rápido) enquanto ele está sentado, só para ele pensar no Senta. Então, comece o 300 Repetições Senta – peça para Sentar, conte um, c/t. Tente colocar a comida na boca do cão depois de cada um dos Senta contados. Se não conseguir, não é o fim do mundo, mas tente. Senta, conte até 2, c/t. Senta, 3, c/t, e assim por diante. Seu critério é importante aqui. Sob nenhuma circunstância você quer dizer ao cão que ele pode mexer qualquer coisa menos a cabeça ou o rabo durante o Fica, então, se ele mexer uma pata, ele saiu da posição. Se em 10 segundos ele sair da posição, recomece sua conta do um segundo.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE SE LEVANTA QUANDO EU CLICO!
a) Sem problemas, o clique termina o comportamento. Ou seja, quando você clica, ele fez o que você queria.
b) Se você acha que seria melhor se ele não se levantasse quando você clica, comece mais perto, esteja pronto para colocar o petisco na boca do cão quando clicar. Tente ficas de um segundo 10x, então ficas de 2 segundos 10x e trabalhe assim até que ele provavelmente permaneça sentado. Ele decidirá permanecer na posição se ele souber que a próxima coisa que você fará é.... deixe-me ver, 217 Sentas seguidos, talvez seja outro Senta?! Por que levantar quando você pedirá para Sentar de novo? Mas lembre que o clique termina o comportamento. Se você demorar muito e ele levantar, peça para que ele Sente e recomece.

JÁ ESTAMOS NOS 3 MINUTOS E NÃO AGUENTO MAIS AUMENTAR UM SEGUNDO DE CADA VEZ! Ok. Os cães não se entediam, mas nós sim. Quando ele faz um Senta-Fica confiável e sólido de 60 segundos, você pode tentar aumentar sua duração em 5 segundos por vez. Claro, se não funcionar, você terá de voltar para um segundo por vez!

ELE SE MEXE QUANDO ME DISTANCIO DELE! O ponto forte do clicker é que você pode recompensar o comportamento que está acontecendo quando você não está com o cão. Se o cão Senta-Fica por 10 segundos a 2,5m, você volta, clica e lhe dá o petisco, você o recompensa por ficar quando está em frente a ele. Os 10 segundos e 2,5m de distância foram acidentais. Bom se ele entende isto, mas não dá a você nenhuma maneira de solucionar um problema que não envolva você estar em frente ao cão. Por exemplo, se ele se levanta quando você dá o primeiro passo para voltar para ele. Com o clicker você pode arrumar este problema facilmente. Você sabe quando ele irá errar. Não é ao acaso (se for, provavelmente você está lidando com um problema de atenção ou pedindo demais do cão. Volte para o tempo e distância que lhe dê dez acertos!). Ele levanta quando você dá o primeiro passo para voltar? Tudo bem. Clique e depois volte, 10x. Se mova um pouco, clique e volte, 10x. Levante uma perna do chão, clique e volte, 10x. E assim por diante. E se ele levantar depois do clique? Ele pode, afinal, o clique termina o comportamento!

ADICIONANDO UM COMANDO:
Quando você tem o comportamento do jeito que quer e com duração de até dez segundos, comece a dizer outro nome, além do Senta, para o cão. Eu uso Fica (pode também ser Espera), e o comando visual é uma espécie de “pare”, mostrando a palma da mão para o cão.

CONTINUANDO A EDUCAR: Quando o cão entende que você quer que ele permaneça sentado até o clique, comece a fazer a “dança do fica” – vá para a esquerda, para a direita, bata palmas, agite os braços, dê pulinhos, vire. Se afaste dele – lembre que quando você torna uma parte do comportamento mais difícil, você deve facilitar todo o resto. Ou seja, se ele fica dez segundos na posição Senta-Fica com você em frente dele, e você quer se afastar um passo, diminua o tempo para dois segundos, ou o tempo que for necessário para você se afastar um passo e voltar.

NÍVEL TRÊS
O cão senta e fica enquanto o dono se afasta 6 metros, onde permanece por 30 segundos e volta. Um comando é permitido para o Senta, e dois para o Fica. Pode haver uma pequena distração.

DISCUSSÃO:
Cuidado. Você está criando bases (alicerces) – seja para uma vida inteira de frustração (ele não permanece na posição) ou para um comportamento confiável, sólido. Vá devagar!

COMEÇANDO:
Você tem três critérios aqui – distância, tempo e distração. Claro que você precisa de tempo para ganhar distância, mas trabalhe nos três o máximo possível, separados. Não importa a ordem, desde que você os mantenha distintos (dica: pode começar com o tempo).Tempo: você já ganhou bastante tempo para se afastar 6m, agora vamos trabalhar até 60 segundos. Não é necessário para este Nível, mas vamos ter um comportamento sólido aqui e o Nível 4 não será tão difícil. Comece do lado do cão, ou um ou dois passos na frente dele. Faça as 300 Repetições. Como você já tem os 6m de distância, você pode começar com 10 segundos, e ter incrementos de 5 segundos – mas volte imediatamente quando ele errar.

Distância: Você já tem os 6m, vamos acrescentar o tempo. Peça para o cão Ficar, se distancie 1,5m, conte até cinco, volte, C/T. Fica, se afaste 1,5m, conte até 10, volte, C/T. Fica, se afaste 1,5m, conte até 15, volte, C/T. Continue até chegar aos 60 segundos, e volte ao começo imediatamente se ele errar em algum momento. Quando você conseguir o Fica a 1,5m por 60 segundos, diminua o tempo de novo e aumente a distância – 3m e 5 segundos, e trabalhe como anteriormente. Uma variação que você também precisa praticar é clicar quando estiver na distância total longe do cão, então voltar e lhe dar o petisco, ao invés de esperar até que você esteja ao lado dele para clicar. Qual a diferença? O que você clica é o que você recompensa, então quando você está longe no momento em que clica, você recompensa especificamente o Fica à distância ao invés de todo o processo.

Distração. Novamente, diminua tempo e distância o máximo possível. A idéia é ensinar ao cão a lidar com distrações, não fazer com que ele erre para você corrigi-lo. Se você tiver um ajudante, peça para ele passar a uma certa distância enquanto você clica pelo cão ter percebido a pessoa mas não saído da posição. Gradualmente, o ajudante chega mais perto e se torna mais atraente – mostra comida, encara, faz barulhos – sem dizer o nome do cão ou dando o comando Vem, pois é trapaça. Se você não tiver um ajudante, pode começar em casa com um brinquedo ou petisco por perto quando começar a trabalhar no Fica, e progrida jogando-os perto do cão. Você também pode ir para um parque onde possa trabalhar o Fica longe do caminho de pessoas e cães (comece bem longe, claro).

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
NÃO IMPORTA O QUÃO LONGE EU COMEÇO, ELE NÃO CONSEGUE FICAR ENQUANTO OUTRA PESSOA PASSA PERTO!
OK, alguns cães acham muito difícil ficar parados enquanto pensam em outra coisa. Entre os comportamentos do Zen e Guia Frouxa você encontra a resposta para este problema. Ele consegue andar com a guia frouxa com uma distração, certo? Isto é um Fica! Para fazer disto um SentaFica, tudo o que você tem que fazer é adicionar o comando Senta. Se ele errar, volte um pouco e tente de novo.
Outra maneira é ficar com ele e fazer dez “Reforços Rápidos” assim que ele vir a distração, então esperar um segundo, Rapid-Fire de novo, dois segundos, Rapid-Fire, três segundos, etc. Logo você poderá ir devagar o suficiente para começar a clicar quando ele vir a distração mas não responder a ela de maneira alguma, mas continuar olhando para ela ou para você com uma expressão de “Ei, mãe! Eu vi uma distração! Cadê meu clique?”.

ADICIONANDO UM COMANDO:
Use o comando Senta para obter o comportamento, então o comando Fica quando ele realmente estiver na posição.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Diferentes direções, locais, distrações, distâncias, tempos. Comece cada um destes itens do começo. Só porque ele pode ficar a 9m por 60 segundos no quintal quando o caminhão de lixo passa não significa que ele pode ficar por 10 segundos a 1,5m enquanto você guarda seu casaco na aula de obediência!

NÍVEL QUATRO
O cão senta e fica por 2 minutos enquanto o dono se afasta 12m, vira e olha para o cão, e faz uma volta formal. Duas distrações.

DISCUSSÃO:
Você passou bastante tempo ensinando ao cão a manter contato visual. Agora você quer dar a volta por trás dele, e ele tem que deixar. Naturalmente ele vai querer levantar e olhar para você. Ainda bem que o adestramento com clicker é muito bom em explicar o que você quer!

Em provas de obediência, o SentaFica no Novice é de apenas 1 minuto. Pode ser a primeira vez que você peça ao cão mais que um comportamento de competição. Muito legal, mas você terá bastante trabalho. Voltar passando por trás dele, aumentando a duração do comportamento e a distância. Você teve um excelente começo com o que ensinou até agora sobre o SentaFica e com todos os comportamentos de duração neste Nível. Antes de seguirmos, vamos desenvolver um critério para o SentaFica. Até agora, estávamos apenas tentando fazer o cão ficar AÍ, mas podemos ficar um pouco mais exigentes. Ele está sentado. Parece bem simples, mas muita coisa pode dar errado. Cães excitados, por exemplo, podem fingir que estão sentados direitinho, mas o bumbum dele não está no chão. Não é um senta! Cães relaxados podem Sentar a partir do Deita estendendo alguns músculos e levantando os cotovelos do chão. Não é um senta! Alguns cães podem ficar se mexendo bem devagar sem parecer que saíram da posição. Não é um Senta! Alguns cães mantêm o bumbum no chão e os cotovelos retos e ficam no lugar, mas mexem as patas da frente. Não é um senta!

Bastante “pseudo-sentas”. O que é um Senta? O bumbum do cão está no chão, ou o mais próximo possível disso, dependendo da estrutura da traseira do cão. O bumbum fica parado, mas a cauda pode abanar. Cotovelos fora do chão, com as patas dianteiras o mais próximas possível das traseiras (mas confortável para o cão), ou seja, as pernas dianteiras estão quase perpendiculares ao solo. As patas dianteiras não se movem. Alguns cães ficam mais confortáveis se sentarem de lado, para equilibrar o peso. Algumas pessoas não ligam se o cão olhar o ambiente, outras querem concentração total nelas. Outras não ligam se o cão fica equilibrando o peso, contanto que as patas não se mexam.

COMEÇANDO:
Você tem 6m e 20 segundos. Trabalhe nisto mais algumas vezes para se certificar de sua solidez. Agora, decida qual critério irá trabalhar nesta curta sessão. Não importa qual, mas não trabalhe mais de um em uma sessão. Claro, você pode ter dez sessões em um dia, se quiser, e trabalhar um critério diferente em cada uma delas. Só não crie o péssimo hábito de aumentar tempo e distância juntos!

a) Eu começo com tempo (mas pode começar com distância, se quiser). Você tem 20 segundos. Daí, você pode aumentar de 2 em 2 segundos, ficando assim: 20 segundos, 22 segundos, 24 segundos, etc. Quando o cão falhar – ou seja, sair da posição seja levantando, chorando, deitando, mexendo as patas dianteiras, etc – volte para um nível mais fácil – talvez 15 ou até mesmo 10 segundos, e aumente 2 segundos de cada vez novamente. Quando você obter 30 segundos, tente aumentar 5 segundos mas volte para 2 segundos se ele não conseguir pegar a idéia!

É difícil praticar estes comportamentos de longo tempo. É chato para você (não para o cão, porque ele trabalha visando o objetivo imediato). Sempre começo a pensar nas coisas “mais úteis” que deveria fazer. O que me mantém no “jogo” é pensar em coisas horríveis para fazer depois das práticas no Fica – lavar o banheiro, por exemplo. Com um incentivo desses, posso praticar o Fica por horas!

b) Distância é, claro, parcialmente dependente do tempo, mas resista à tentação de fazer os dois juntos. Tente ficar perto por 10 a 20 segundos conforme você aumenta a distância. Use as 300 Repetições para obter a distância desejada. 6m, 6,5m, 7m, 7,5m e volte para os 3 ou 4,5m quando ele errar. É possível que ele se perca em algum ponto. Se isso acontecer, não se importe em fazer o “Reforço Rápido” por um simples Senta.

c) Se você ainda não fez o Nível 4 do DeitaFica, sugiro que o faça antes de começar a dar a volta atrás do cão no SentaFica. É mais fácil para ele aprender no Deita que no Senta, e uma vez que ele saiba como fazer quando deitado, será mais fácil para ele ficar sentado quando você der a volta atrás dele.

Ele está acostumado com você se aproximando dele enquanto ele está sentado, e dando-lhe um petisco nesta posição – ele sentado e você na sua frente. Agora você precisa ser capaz de dar um passo para a sua direita, dar a volta por trás dele e ir para a posição Junto, com o cão ainda sentado na sua esquerda. Ele irá querer levantar para ir com você quando você estiver atrás dele – afinal de contas, o ensinamos isso através dos Níveis. Você deve se mexer, para a esquerda, direita, para trás, para frente, um passo em direção à cauda, voltar para frente, um passo em direção à cauda mas para o outro lado, e assim por diante. Clique quando você estiver em diferentes posições, e tenha o petisco pronto para dar na boca do cão antes que ele tenha a chance de se levantar. Claro, se ele levantar depois do clique, tudo bem, você só tem que ser mais rápido da próxima vez.

Como lembrete, uma vez que ele entenda que precisa continuar o SentaFica enquanto ando em sua direção e dou a volta por trás dele, posso dar um petisco quando começar a andar até ele. Isto faz com que o cão se concentre no petisco por um segundo, tempo no qual vou para o outro lado, onde ele ganhará outro petisco. Logo poderei eliminar o primeiro petisco e ele saberá que é para ficar sentado esperando por mim até ficar na posição Junto.

d) Finalmente você já pode colocar todos os elementos juntos. Não aumente a dificuldade do todo em pouco tempo e de uma vez. Você tem 6m e 20 segundos, você conseguiu 12m, conseguiu 2 minutos e conseguiu dar a volta. Então você pode pegar os 6m e começar a aumentar dos 20 segundos para até 1 minuto. Então, volte para os 20 segundos e aumente sua distância de 6m para 9m. Trabalhe o tempo para até 1 minuto de novo. Quando estiver bem sólido, trabalhe a volta e use-a a maior parte do tempo a partir de agora.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
CONSEGUIMOS FAZER O FICA, MAS ELE CHORA EM POUCO SEGUNDOS E MEXE OS PÉS!
Não, na verdade vocês não conseguem fazer o Fica. Trate o choro e o mexer de pés exatamente como você trata o levantar para brincar com outro cão. Chorar e se mexer não são SentaFica. Não consigo pensar em nada, seja um cão de companhia, uma prova de obediência, cão de serviço, agility, onde chorar e se mexer são aceitáveis no SentaFica. Elimine-os agora antes que se tornem permanentes. Quando ele chorar ou se mexer, falhou no comportamento. Volte para UM segundo e recomece daí. Sempre que ele falhar, volte para um segundo de novo.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Diferentes locais. Você pode praticar o Fica em locais públicos levando uma guia extra com você. Coloque-a em volta de um objeto sólido, como um banco de praça, então pratique um pouco de Junto ou outra coisa, aí volte e calmamente coloque a guia extra no cão. Ostentosamente tire a guia que o cão estava usando e coloque-a no chão atrás dele ou segure-a com você. Se ele falhar, ele ainda está preso no banco, mas se você estiver trabalhando corretamente, será mais provável que ele nem perceba isso!

NÍVEL CINCO
O cão Senta e fica por 30 segundos com o dono fora de vista. Comandos apropriados.

DISCUSSÃO: Assim como o DeitaFica fora de vista, é muito importante ter alguns meios de ser capaz de saber se o cão está realmente oferecendo um SentaFica quando não pode lhe ver. Espelhos, ajudantes, reflexos nas janelas, até mesmo câmeras – use a imaginação. Conheço um adestrador cujo cão invariavelmente deita no instante em que ele sai de vista, e senta logo depois que ele volta.

NÍVEIS SEIS
O cão executa um SentaFica completo fora de vista por dois minutos. Comandos apropriados.
Comportamento opcional.
DISCUSSÃO:
Aumentar o tempo é entediante para o treinador, mas o trabalho vale a pena se você está planejando competir.

NÍVEL SETE
O cão executa um SentaFica completo fora de vista por três minutos. Comandos apropriados. Comportamento opcional.

DISCUSSÃO: O comportamento de competição completo. Muitos adestradores trabalham bastante para obter um excelente cão em obediência e trabalho, e falham no SentaFica fora de vista. Talvez as pessoas não se importam em trabalhar a duração?

Fonte: www.dragonflyllama.com
Tradução: Fúlvia Zepilho de Andrade

Nenhum comentário: