Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Brinquedos Essenciais para os Cães - Parte II

No texto anterior mostramos a filosofia da KONG Company’s para dar ao cão uma variedade de brinquedos. As variedades recomendadas foram inseridas em cinco categorias de brinquedos: De Enriquecimento; Interativos; Self-Ativos ou Divertimento; Conforto e; Clássico KONG.

Para nossos cães, como as crianças, a educação é crítica para o desenvolvimento social e intelectual. A variedade de “coisas” educativas (brinquedos, treino de obediência etc) é tão importante quanto a freqüência e duração da educação para criar um cão fácil de conduzir e ajustado ao meio em que vive. Neste segmento, daremos ênfase aos benefícios comportamentais e psicológicos de cada categoria de brinquedos.

1. Brinquedos de Enriquecimento
Estes brinquedos proporcionam importantes oportunidades educacionais e de solução de problemas para o cão. Pense nestes brinquedos como “alto aprendizado canino”. Usando uma variedade de brinquedos de enriquecimento o cão eventualmente obterá sua graduação em solução de problemas.

Como dito na matéria passada, a maioria destes brinquedos estimulam a ativa solução de problemas através do reforço positivo. O reforço positivo, neste caso é a liberação aleatória de petiscos como recompensa. O cão precisa conhecer os mecanismos ou movimentos específicos necessários para liberar os petiscos do brinquedo. Este processo, repetido várias e várias vezes, com uma variedade de brinquedos de enriquecimento, tornarão o cão cada vez mais esperto.

Estes brinquedos também proporcionam atividades divertidas, ajudando a manter o cão ocupado durante o dia. Prevenir o tédio é uma das melhores maneira de prevenir o desenvolvimento de maus comportamentos. Basta que você recheie estes brinquedos com os petiscos favoritos do cão para que a diversão comece. Para manter o brinquedo sempre interessante, recheie-o com diferentes petiscos ou receitas. No site (http://www.kongcompany.com/) existem receitas (em inglês).
(No próximo post colocarei algumas receitas (testadas e aprovadas) para se rechear o kong).

Um cão educado e apto a aceitar desafios é um cão bem comportado e bem ajustado ao meio em que vive.

2. Brinquedos Interativos
São qualquer brinquedo destinado a ser usado por você e seu cão, juntos. Bolinhas, cordas, frisbees, são perfeitos para jogos interativos, como busca (retrieve) e cabo de guerra.

Através de jogos interativos e treinos de obediência você pode efetivamente reforçar sua “liderança” na matilha. O uso destes brinquedos ajudam a fortalecer a hierarquia da matilha, sendo você como líder, e tornam o laço entre você e seu cão mais forte.

Junto com as sugestões básicas descritas abaixo, a brincadeira interativa ficará sob controle e evitará brincadeiras agressivas:

a) Utilize comandos de obediência básica durante as brincadeiras, por exemplo: “larga” (ou “solta”, “dá”), “senta”, “fica” e “vem”.
b) Você decide quando a brincadeira começa e quando termina.
c) Os brinquedos deverão ser guardados fora do alcance do cão depois das brincadeiras, para mantê-los especiais e evitar que sejam destruídos.

As brincadeiras interativas também proporcionam um ótimo exercício para você e seu cão, assim como uma oportunidade de gastar energia.

Um cão exercitado é um cão satisfeito e relaxado.

3. Brinquedos "Self-Active" ou de Divertimento
Nós não estamos sempre disponíveis para brincar com os cães 24 horas por dia. Por isso que desenvolver brincadeiras independentes e self-ativas é tão importante. Proporcionar uma boa seleção de brinquedos seguros e divertidos é a maneira perfeita de ativar e garantir brincadeiras, mantendo o cão ocupado e longe de problemas.

Importante: quando introduzir um novo brinquedo, e antes de deixar o cão sozinho com ele, você deve supervisionar o cão brincando até que você tenha certeza absoluta que o brinquedo é seguro. Divirta-se também e mostre ao cão a maneira correta de brincar. Já que o brinquedo é novo, o cão pode não fazer a menor idéia de como usá-lo. Assim que ele entender para que serve e como usar o brinquedo, é mais provável que brinque com ele quando estiver sozinho.

Estes brinquedos podem ser qualquer um no qual o cão possa brincar sem persuasão. Como dito acima, você deve ter certeza absoluta que o brinquedo é seguro antes de deixar o cão sozinho com ele.

Além de proporcionar um meio de brincar e eliminar o tédio, estes brinquedos também agem como um importante desencorajador no desenvolvimento de maus comportamentos ou hábitos, como cavoucar, latidos excessivos e roer objetos. Se o cão não tiver os brinquedos desta categoria disponíveis, ele pode decidir brincar com suas plantas, mastigar seus sapatos ou fazer belo buracos no jardim.

Um cão ocupado é um cão bem comportado.

4. Brinquedos de Conforto
Pode ser definido como qualquer brinquedo que tenha um efeito calmante e redutor de estresse no cão. Geralmente é um brinquedo macio ou de pelúcia. Eles têm uma textura suave e retém o cheiro depois do cão ter brincado ou dormido com eles. Mas, para alguns cães, pode ser uma bola favorita ou um brinquedo de borracha que acalme e conforte.

Eles têm várias funções. Podem agir como um “cobertor de segurança” ou um brinquedo divertido para brincadeiras dentro de casa. Agem como redutor de estresse e proporcionam uma influência calma. Muitos cães amam ter um brinquedo familiar onde dorme, seja numa caixa de transporte ou casa de cachorro. Também reduzem o estresse de viagens e são bons substitutos quando você precisar deixar seu cão em um hotel.

Certifique-se de que os brinquedos são seguros e sempre supervisione seu cão quando estiver com eles. Lembre: para a maioria dos cães, estes são brinquedos temporários. Compre novos quando os antigos estiverem destruídos. De qualquer forma, a supervisão do dono é sempre recomendada.

Um cão livre de estressa é um cão feliz e relaxado.

5. KONG Clássico
Este está em uma categoria própria. Além de preencher as definições das outras quatro categorias, têm atributos e benefícios comportamentais únicos. Há trinta anos os maiores adestradores e comportamentalistas o recomendam e elogiam suas habilidades como ferramenta de adestramento e de modificar comportamento.

Este brinquedo tem ajudado milhões de cães (e donos de cães) a tratar vários problemas de comportamento, que incluem: roer objetos, ansiedade de separação, latidos excessivos, cavoucar e tédio. Quando qualquer destes problemas podem ser curados, os potenciais benefícios serão maiores que a eliminação do problema em si.

Por exemplo, quando você dá ao cão um KONG cheio de petiscos para eliminar a solidão e o tédio, você está, de fato, mudando o foco da emoção do seu cão para o brinquedo, sem ser negativo. Quando este método é repetido, o estado emocional do cão e o tempo que ele passa sozinho serão substituídos com a experiência positiva do KONG cheio de petiscos realçado pelo tempo recompensador que passará tentando comer os petiscos de dentro dele. Com o tempo, a solidão e o tédio serão reduzidos ou eliminados completamente.

Junto com a redução ou eliminação do problema comportamental, neste caso a solidão e o tédio, você pode de fato prevenir uma séria de comportamentos secundários associados. Os comportamentos secundários mais comuns da solidão e do tédio incluem: roer objetos, andar de lá para cá, uivar, latidos excessivos e cavoucar. Este exemplo serve para ilustrar como a redução ou eliminação de uma série de problemas de comportamento pode alcançar maiores benefícios.

Um cão que tem um KONG é um cão sortudo.

Se o seu cão não responde ao tratamento com o KONG, procure um veterinário, adestrador ou comportamentalista.
Fotos: Suzie, Whippet, 3 anos.

Nenhum comentário: