Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Níveis: 5. DEITA

NÍVEL UM
O cão deve deitar de um Senta ou Parado com não mais que dois comandos – gestual e voz, voz e linguagem corporal, dois comandos orais, etc. Não é necessário para o cão ficar na posição, ele simplesmente deve deitar.

DISCUSSÃO:
Não é tão prático como o Senta, mas está perto disso, e é o começo de colocar o cão deitado de lado para ser escovado e ter as unhas cortadas. Sem falar que é a parte principal do Vá para a cama. Deita é a posição mais fácil para os cães entenderem, então é a mais fácil para se pedir a um filhote quando você precisa de um descanso nas brincadeiras.

COMEÇANDO:
Este é um comportamento ideal para capturar. Até mesmo o cão mais ativo deita bilhões de vezes por dia. Se você está desesperado para que o cão deite, clique quando ele o faz e jogue um petisco entre suas patas, para que ele possa comê-lo sem ter de levantar. Continue a clicar e jogar o petisco a cada poucos segundos enquanto ele ainda está deitado. Se você está mais interessado em ensinar o cão a deitar sob comando (os dois não são mutuamente exclusivos, você pode começar com um e depois trocar pelo outro), clique quando ele se deita e jogue o petisco ligeiramente longe, para que ele tenha que levantar para pegá-lo. Isso o coloca em uma posição perfeita para lhe oferecer outro Deita para ganhar mais petiscos.

Você também pode guiar o cão, mas é mais fácil fazê-lo se o cão já sabe sentar. Do Senta, segure um petisco na sua mão, coloque-a logo acima do focinho dele, de um modo que ele consiga mordiscar uns pedaços, então bem devagar mova-a para baixo e para frente. Se ele se levantar, você moveu a mão muito pra frente e não o suficiente para baixo. Você deve posicionar a mão ligeiramente à frente das patas dianteiras do cão.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
QUANDO EU CLICO, ELE LEVANTA E VEM VER SE EU TENHO OUTRO PETISCO!
Normal. Ignore-o. Se você tem problema para ignorá-lo, treine o Zen Canino por uns dois dias antes de voltar para o Deita. Logo ele se entediará em ficar zanzando esperando que você jogue um petisco. Ele se cansa e mais cedo ou mais tarde deitará de novo. Clique e jogue outro petisco.

EU QUERO UM DEITA BONITO E ELE APENAS SE JOGA NO CHÃO! Se ele é filhote, relaxe e clique quando ele deitar. Coloque um comando quando ele se jogar no chão, diferente de Deita. Quando ele tiver controle das pernas, você pode ensinar o Deita, guiando seu nariz para baixo entre as patas dianteiras em direção aos pés traseiros, e colocar o comando Deita neste comportamento. Ou você pode achar que o Deita que ele lhe oferece é aquele que você sempre quis.

ADICIONANDO UM COMANDO:
Quando o cão estiver oferecendo o Deita que você quer, sabendo ao certo que isto resultará em um clique, você pode começar a lhe dizer o nome deste comportamento. Dê o comando enquanto ele estiver fazendo o comportamento. Quando você uniu o comportamento e a palavra uma centena de vezes, tente pedir o comportamento em um momento que o cão nem esteja pensando em se deitar. Se você conseguir, clique e recompense. Se não, OK, treine mais uma centena de vezes (juntando o comportamento com a palavra) e tente de novo.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Brinque com este comportamento. Ensine-o desde o começo em diferentes quartos, dentro e fora de casa. Ensine no carro, no tapete e em pisos duros. Ensine com você em pé, sentado e deitado.

NÍVEL DOIS
O cão deita a partir do Senta com apenas um comando. O dono pode usar o nome do cão para obter sua atenção antes do comando de voz. Este comportamento deve ser feito sem petiscos nem o clicker na área de adestramento.

DISCUSSÃO:
Este comportamento deve ser testado sem petiscos ou clicker com você ou perto de você (comportamento azul). Aliás, nem na mesma sala! Não é muito diferente do Nível Um – a menos que você tenha passado tempo demais guiando o cão! Começamos cedo a mostrar ao cão que só porque não há petiscos ou clicker não significa que não exista possibilidade dele ser recompensado por nos oferecer o comportamento.

COMEÇANDO:
Seu cão já Deita sob dois comandos. Agora deve fazê-lo com apenas um. Se você guiou o Deita, provavelmente tem um bom comando gestual para ele. Aliás, o cão pode nem sequer ouvir o seu comando de voz. Tente. Peça para ele Deitar só com o sinal da mão. Finja que você tem um petisco nas mãos e faça o movimento como se o estivesse guiando. Clique e recompense quando ele deitar.Este é o jeito mais fácil. Se você quiser um único comando de voz para o Deita, deve trabalhar um pouco mais (veja Adicionando o comando).

Agora, como se livrar dos petiscos? Primeiro, não os carregue. Coloque-os em um potinho em cima da mesa. Fique perto do pote e dê o comando Deita. Faça tudo que você sempre fez, como se estivesse com os petiscos. Quando ele deitar, diga ISSO! e dê-lhe o petisco do pote. Tente de novo. Viu? Mesmo se eu não tiver com o petisco na mão, você ainda vai ganha-lo! Incrível, não?!

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE NÃO DEITA SE EU NÃO TIVER PETISCOS! Clicker trainers, principalmente os novos, querem se livrar rápido demais das recompensas.

Não se preocupe, você não precisa carregar uma pochete cheia de petiscos para o resto da vida, mas não vá muito rápido, querendo se livrar dos petiscos!

Coloque os petiscos e o clicker no seu bolso. Certifique-se de que o cão veja o que acontece. Vá para o potinho que está na mesa, tire os petiscos do bolso e coloque-os no potinho. Dê, bem rápido, dez petiscos para o cão, tirados do pote (tentamos mostrar ao cão que os petiscos estão disponíveis, mesmo não estando conosco). Agora, finja que vai pegar outro, peça para ele Deitar, diga ISSO! E pegue outro petisco do potinho para dar a ele.

ADICIONANDO O COMANDO:
Você quer adicionar um único comando de voz ao seu gesto. Há duas maneiras de adicionar um comando a um comportamento que você já tem. Uma delas é começar do começo. Sente com o clicker e os petiscos, recompense alguns Deitas até que ele pense “Nossa, Deitar realmente vale a pena!” Neste ponto, depois de cada clique, ele deitará de novo. E você sabe que quando ele estiver oferecendo o comportamento várias vezes, sabendo que será pago por isso, você pode dar nome ao comportamento, simplesmente começando a dizer “Deita” sem dar o comando gestual, para dizer-lhe como se chama o comportamento. Quando você disser o nome uma centena de vezes enquanto ele o estiver oferecendo, tente pedir que ele Deite quando ele não estiver pensando nisso. Se conseguir, fantástico. Se não, repita mais uma centena de vezes e tente de novo.

O outro jeito de adicionar um novo comando a um velho comportamento é usá-lo com o antigo comando exceto com o comando visual, que é poderoso para o cão. Se você usar o gestual e o de voz ao mesmo tempo, o cão não vai notar o comando de voz. O dono pensa “Cachorro burro, usei o comando 800 vezes e ele ainda não sabe!” enquanto o cão pensa “Por que ele está matracando e ficando bravo? Onde está o gesto para eu saber o que fazer?”. Lembre que os cães fazem uma coisa prevendo outra. Então, você pode adicionar um novo comando usando primeiro o novo comando (“Deita”) e depois o antigo comando (sinal gestual para deitar). Faça isso o bastante e o cão pensará “Toda vez que ele diz essa palavra, ele me dá o comando gestual para deitar. Acho que é para eu deitar quando ouvir a palavra”.

CONTINUANDO A EDUCAR:
É hora de começar a pensar em outras formas de pagamento. O que seu cão gosta? Você pode coçar as costas dele? Ou dançar e bater palmas (pode parecer besta, mas alguns cães gostam)? Se você pedir para o cão Deitar quando ele quer sair, você recompensa o Deita abrindo a porta. Peça para ele deitar quando ele quiser brincar de bolinha, e recompense-o jogando a bolinha. Pense em todas as maneiras que você pode usar esses “life rewards” (algo que o cão quer muito, até mais que petisco) no treinamento. Ao pedir por um comportamento antes de fazer o que o cachorro quer, você está melhorando o relacionamento e dando mais auto-controle ao cão.

Seu problema agora é como se livrar dos petiscos. Quando ele souber que será recompensado quando a recompensa está no potinho ao invés de na sua mão ou bolso, é hora de ir saindo de perto do potinho. Cada vez que você praticar, dê um passo de distância do pote. Depois de você conseguir o comportamento e dizer ISSO!, volte para o potinho e pegue o petisco. Logo você estará treinando em um cômodo com os petiscos em outro.

Depois, mude onde você coloca os petiscos. Coloque-os na mesa de jantar. Lembre, quando você muda uma coisa, você torna todo o resto mais fácil, então, quando você mudar os petiscos para um lugar diferente, você começa a treinar ao lado deles e vai se distanciando devagar, como fez antes.

NÍVEL TRÊS
O cão Deita a partir do Senta com apenas um comando a 2,5m de distância. O cão pode se mover um pouco da posição em que estava sentado, mas a resposta deve ser imediata. Este comportamento deve ser feito sem petiscos ou clicker na área de treinamento.

DISCUSSÃO:
Aqui usamos o Deita como uma de nossas primeiras maneiras para ensinar o trabalho a distância para o cão. Obter este comportamento lhe dá uma prática excelente em introduzir um comando de voz que funcionará em qualquer lugar, a qualquer distância, sem guiar o cão.

COMEÇANDO:
Pratique um pouco do Nível 2. Deixe ele pensar sobre o Deita, Deitar voluntariamente e responder ao seu comando imediatamente. Então, devagar, comece a se mover. Sente e peça que ele Deite. Dê o comando enquanto você se vira para pegar o petisco. Vire para ele e peça para deitar. Se estiver indo bem, dê meio passo a mais de distância do cão e peça que deite. Trabalhe nesta distância umas 5x, então, se distancie mais meio passo e trabalhe nesta distância mais 5x. Vá para o lado, para mais longe, para mais perto, tente diferentes posições para mostrar ao cão que ele vai continuar sendo pago pelo Deita, não importando em que posição você se encontrar quando ele o fizer.

Outro jeito de trabalhar é com o método “300 Peck”. Clique um Deita com você ao lado do cão. Dê meio passo para longe, clique um Deita. Se distancie mais meio passo, clique um Deita. Mais meio passo, clique um Deita. E assim vai. Quando ele errar (falhar ao oferecer o Deita), volte para o lado dele e recomece daí, novamente se distanciando meio passo por vez, até que ele cometa um erro.

Se livre do clicker e dos petiscos como feito no Nível Dois.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE NÃO FICA LONGE DE MIM!
Coloque-o atrás de um portãozinho ou na caixa de transporte. Comece a trabalhar o Deita com você parado ao lado do portão, trabalhando normalmente, e gradualmente se distanciando como descrito.Certifique-se que você não use o comando Deita até que não haja mais este problema. Você não quer ensiná-lo que o Deita significa “ande para junto de mim e deite”. Você quer que ele saiba que “Deita” significa “Deite, agora”.

ADICIONANDO UM COMANDO:
Quando você começa a mudar a distância, torne o resto mais fácil. Não use o comando, espere que ele deite voluntariamente. Quando você atingir a distância desejada, comece a adicionar o comando como feito anteriormente – lembre o cão como o comportamento se chama, e eventualmente comece a pedi-lo quando ele não pensar nele.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Ele pode deitar na caixa de transporte? Na cama? No carro? No chão duro? Na mesa? Na grama? Quando você está de costas? E se outra pessoa pedir?

NÍVEL QUATRO
O cão Deita a partir do Parado com um comando. Comportando feito sem clicker ou petiscos.

DISCUSSÃO:
A dificuldade aqui é que muitos cães não aprendem o Deita como um comportamento, mas sim um-passo-para-baixo-de-onde-eu-estava. Eles pensam que Deitar a partir do Senta significa Deitar, mas Deitar a partir do Parado significa Sentar. Se este comportamento passar rápido, parabéns. Se der muito trabalho, considere como uma boa lição em comunicação. O cão raramente vê algo do nosso ponto de vista a primeira vez que explicamos para ele.

COMEÇANDO:
Não caia na armadilha de dizer Deita, obter um Senta a partir do Parado e dizer Deita de novo para ele entender. Lembre, quando você torna algo mais difícil, ou muda algo, você para de usar o comando até que você obtenha o novo comportamento do jeito que você quer.

Ao conseguir comportamentos mais e mais avançados, haverá mais e mais maneiras diferentes de alcançar os objetivos. Como fazer o cão deitar quando parado?

Você pode começar com o Deita com ele sentado, até o ponto quando ele voluntariamente deitar. Ao clicar para cada um, jogue o petisco longe o bastante para que ele tenha que levantar e pegá-lo. Quando voltar para você e oferecer outro Deita – opa, ele ofereceu um Deita de um parado! Daí, é só uma questão de adicionar o comando.

Você pode guiá-lo com um petisco ou um target, levando o nariz dele para baixo e para trás entre as patas dianteiras. É a maneira clássica de ensinar o Bow (reverenciar), mas, se você começou com um deita do sentado voluntariamente e vai para o lure (guiar o cão), ele perceberá que você quer todo o corpo deitado, não apenas os ombros.

Você pode apenas clicar quando ele deitar enquanto estiver andando pela casa, e adicionar um comando quando ele voluntariamente fizer isso.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE NAO DEITA A MENOS QUE SE SENTE PRIMEIRO! Você está tentando partir de onde você estava para onde você quer. Deitar a partir do parado é um comportamento totalmente diferente de deitar a partir do sentado. Comece do começo.

ADICIONANDO UM COMANDO:
Só quando ele estiver oferecendo o comportamento voluntariamente. É uma tentação enorme dar dois comandos aqui – um “Deita” significando senta, e um segundo significando deita.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Diferentes locais, diferentes direções, diferentes superfícies.

NÍVEL CINCO
O cão deita a partir do Parado com apenas um sinal gestual.
Comportamento opcional.

DISCUSSÃO:
Este comportamento deve ser mais fácil que com o comando de voz. Por outro lado, você passou bastante tempo ensinando o comando de voz. É uma boa prática para você mudar o tipo de comando em um comportamento já aprendido!

NÍVEL SEIS
O cão deita a partir do parado com um sinal a 2,5m de distância.
Opcional.

DISCUSSÃO:
Mais trabalho em distância. Uma das melhores coisas sobre o adestramento com clicker é a habilidade de recompensar o cão à distância, tornando o adestramento mais fácil.

NÍVEL SETE
O cão deita a partir do parado com um sinal “em linha” (Parado, Deita, Senta, Vem). Não é necessário distância.
Comportamento opcional.

DISCUSSÃO:
Agora você está colocando comportamentos conhecidos em uma seqüência. Parte de provas de obediência.

Tradução: Fúlvia Zepilho de Andrade
Fonte: www.dragonflyllama.com

Nenhum comentário: