Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Níveis: 14. SALTO EM ALTURA

NÍVEL QUATRO
O cão salta o obstáculo com 5cm de altura, ida e volta, comando de linguagem corporal apenas (perto do salto, o cão deve se comprometer a saltá-lo seguindo a linguagem corporal do dono para a direção).
Comportamento opcional.
DISCUSSÃO:
Com a altura a 5cm, o objetivo é pular no centro e ser um comportamento voluntário. Um comportamento voluntário dá entusiasmo, responsabilidade e comprometimento – úteis em qualquer esporte!
COMEÇANDO:
O melhor é moldar. Sente, fique confortável a poucos centímetros do salto. Clique por ele notar o salto, olhar o salto, andar até ele, interagir com ele (deixe-o tocá-lo), ir para o oudo lado. Há um pouco de luring (guiar) aqui – o lugar onde você jogar os petiscos, você pode controlar o quanto ele se aproxima do salto e o quão rápido passa por ele.
Ou você pode ficar de um lado e simplesmente jogar os petiscos de um lado e do outro, até que ele salte voluntariamente, confiando que haverá um clique e petisco no chão do outro lado quando ele chegar ali.
Outro jeito bom é ficar de um lado segurando o cão de frente para o salto. Mostre a ele o petisco e jogue sobre o salto. Deixe-o pegá-lo (você está perto o bastante do salto e este baixo o bastante para que o cão não dê a volta nele). Assim que ele pegar o petisco, dê um passo em direção ao salto, tenha outro petisco na sua mão e guie-o de volta para o seu lado. Quando ele entender isto e você for capaz de se afastar do salto um pouco e ele continuar a ir em direção ao salto e voltar, e como você já está no Nível Quatro, pode pedir para que ele sente na posição junto, Fique enquanto você joga o petisco, então você o liberta para pegar o petisco. Neste ponto ele deverá voltar automaticamente, saltando o obstáculo e fazer o Frente. Percebeu que você ensinou ao cão tudo o que ele precisa saber sobre o Salto em Altura exceto a altura e a busca? Se você se perguntar o que mais existe neste salto além da altura e da busca, divida o comportamento: Ficar enquanto jogo algo. Ir quando o mando ir. Saltar o obstáculo pelo meio. Procurar algo. Achar. Pegá-lo. Virar para voltar. Voltar saltando o obstáculo pelo meio. Frente. Finish.
Para testar este comportamento de Nível Quatro, usamos o comportamento do agility, que é você ficar entre 25 a 50cm de distância do salto e fazê-lo seguir sua linguagem corporal de um lado para outro.
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE É DESAJEITADO E TROPEÇA!
Não se preocupe. Ensine-o a saltar alegremente de um lado para outro e, quando você aumentar a altura, ele pulará melhor.
ELE DÁ A VOLTA NO SALTO! Treinar não é o mesmo que testar. Não exija nada no começo. Um jeito bom é colocar a guia no umbral da porta, para ele ter o que pular. Depois, coloque um obstáculo de 5cm de altura no umbral da porta. Não haverá como ele passar pelo lado, terá de pular.
ADICIONANDO UM COMANDO:
Ainda não, deixe a visão do obstáculo fazê-lo ficar com vontade de saltá-lo.
CONTINUANDO A EDUCAR:
Mude sua posição em relação ao salto. Treinadores de agility trabalham no sentido horário, ou seja, eles querem que o cão seja capaz de executar o salto de qualquer ângulo e de qualquer distância.
NÍVEL CINCO
O cão executa uma busca a 2,5m sobre um salto de 5cm. Comandos apropriados.
Comportamento opcional.
DISCUSSÃO:
Cadeia verdadeira. Não buscamos um Senta-Fica ou um Frente ainda. Você pode segurar o cão enquanto joga o halter, ou dizer para ele Ficar. Queremos que ele salte perfeitamente pelo obstáculo, pegue o halter, volte com ele, pulando o obstáculo, e o dê para você.
NÍVEL SEIS
O cão executa uma Busca oficial a 5m sobre um salto com meia altura. Cães com menos de 18 meses podem fazer este exercício com um salto apropriado, mas a uma distância de 7,5m.
Comportamento opcional.
DISCUSSÃO:
Quando uso a palavra “formal” para descrever um exercício, significa para incluir o exercício de competição completo. A Busca formal sobre um Salto em Altura inclui um Senta-Fica a pelo menos 2m de distância do salto, o dono joga o halter, manda o cão pular e buscar o halter, trazendo-o de volta saltando o obstáculo, Sente no Frente, segurando o halter até que seja pego pelo dono, e um Finish. A altura do salto deve ser praticada para assegurar que o cão entenda como “administrá-la”. Além de precisar de prática, a altura tem pouco a ver com o exercício. Este exercício completo, formal, exceto pela altura, pode ser ensinado a um filhote de 6 meses!
NÍVEL SETE
O cão executa o exercício completo (buscar saltando o obstáculo).
Comportamento opcional que deve ser feito sem uso de clicker ou petiscos na área de adestramento.
DISCUSSÃO:
Exercício completo, formal, como é feito numa competição de Obediência.
Tradução: Fúlvia Zepilho de Andrade

Nenhum comentário: