Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sábado, 10 de fevereiro de 2007

A Linguagem Corporal Importa


Fácil pensar que o cão entende tudo o que dizemos. Afinal de contas, parece que ele "nos entende". Mas a verdade é que os cães não tem o centro da fala no cérebro. Eles interpretam os gestos, ou seja, a linguagem corporal, para entender outros cães e também seus donos.

O que a minha linguagem corporal quer dizer? Como posso me comunicar de maneira mais eficiente com meu cão?

Evite Mensagens Erradas
Os cães se confundem facilmente quando nossas palavras e tom de voz não combinam. Por exemplo, se você briga com o cachorro em um tom alegre, ele interpretará sua bronca como um elogio. Você precisa usar diferentes expressões e tons de voz para situações diferentes e mantê-los de forma consistente. Evite também dar comandos em um tom de voz interrogativo. Isto comunica ao cão que você está inseguro e não sabe exatamente o que quer que ele faça. Ele não sabe como interpretar seu comando e não fará nada.

O Poder da Postura
A resposta do cão à sua postura depende do relacionamento entre vocês. Por exemplo, se você se mostra superior ao cão dominante, colocando a mão sobre ele, se encostando nele, ele pode ver isso como desafio. Um cão submisso pode urinar. Por outro lado, deitar no chão ao lado do seu cão e deixar que ele sente no sofá ou no seu colo, é um sinal de igualdade social. Sua posição relativa ao cão medroso ou ansioso é tão poderosa que mesmo a menor mudança pode causar um grande efeito. Exemplo, você senta perto do cão, ele se sentirá menos ameaçado e se aproximará de você. Se você ficar parado em pé, ele vai se afastar. Se você se ajoelha, o cão também se aproxima.

O Rosto Importa
O cão também interpreta nossa expressão facial. O sorriso, por exemplo, é universalmente interpretado como um sinal positivo. Do mesmo jeito, uma cara feia diz que algo ruim está para acontecer. O contato visual também tem um grande papel na comunicação não-verbal. Olhar para um cão, de propósito ou não, é um sinal de confronto. Seu cão irá naturalmente desviar o olhar, a menos que tenha sido treinado para manter contato visual.

Nenhum comentário: