Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sábado, 16 de dezembro de 2006

Setter Irlandês Vermelho e Branco

HISTÓRIA
O Setter Irlandês Vermelho e Branco é originário da Irlanda e, no começo, era o único aceito. Surgiu por volta do século XVIII, onde Sir Thomas Staples of County Tyrone e Evans of Gortmerron mantinham exemplares dessa raça.
Mas, por volta do século XIX, até os dias de hoje, enquanto o Setter Irlandês Ruivo ganhava fama pelo mundo, seu irmão "malhado" ficou restrito a apenas lugares remotos da Irlanda. Apesar disso, nunca desapareceram.
Sendo recessivo, Setters malhados podem nascer de acasalamentos entre dois Setters Vermelhos. Muitos caçadores dizem que eles são mais fáceis de treinar para a caça, por serem menos dispersos que seus irmãos unicolores.
Em 1970 o Kennel Club Irlandês promoveu uma campanha para salvar a raça da extinção, com apenas sete exemplares! Muitos donos e criadores do Setter bicolor foram chamados para terem seus cães registrados e usados nos programas de acasalamento. Graças a esse esforço, hoje o Setter Irlandês Vermelho e Branco está fora de perigo.

TEMPERAMENTO
O temperamento de ambas as raças é praticamente igual, mas os malhados são um pouco mais independentes. Mas, como caçadores, são melhores, se cansam menos e brincam menos em serviço.
É um excelente cão para família, sabendo se portar quieto dentro de casa. É exuberante, aristocrático, apegado ao dono e adora exercícios.
É um cão inteligente, aprendendo fácil as regras da casa e hábitos de higiene. Demonstra ser um cão amigo e doce mas, na verdade, também é um cão determinado, corajoso e espirituoso.
Muito dependente, adora fica perto dos donos. Não gosta de ser deixado sozinho e gosta de dar seus passeios. Gostam muito de colo e de ser abraçados por seus donos, principalmente quando mais novos.
Adoram brincar de bolinha, é seu jogo predileto! É considerada a raça mais ativa do mundo.
É um cão cheio de energia, precisa de muitas caminhadas (as adora) e pode se dar bem também no agility, já que gosta de correr, pular etc.
Não é um cão que late a toa, mas gostam de conversar com os donos, ou seja, quando estes chegam em casa, eles latem para cumprimentá-los. Também são bons cães de alarme, pois latem para pessoas e situações suspeitas. Na rua, não latem em hipótese nenhuma e são amigáveis com estranhos.
Extremamente sociável, se dá bem com cães e gatos, aves nem tanto, já que eram suas presas habituais. Nesse tipo de relacionamento, é melhor ter cuidado.
Na presença dos donos, aceitam muito bem estranhos, afinal, não são cães de guarda, somente de alarme, como foi dito acima. Mas conhecem seu território, o que pertence aos donos e são muito fiéis à família, podendo vir a defendê-las (e seu patrimônio) se sentir que estejam ameaçados.
Adoram crianças e se dão bem com elas, seja de que idade forem. Claro que deve-se tomar conta com crianças pequenas, menores de 5 anos, pois os cães, ao brincar, podem machucá-la e elas, também podem machucar os cães com brincadeiras e gestos brutos, mas eles não revidam nunca.

CARACTERÍSTICAS


O Setter Irlandês Vermelho e Branco é muito parecido com o Setter Irlandês Vermelho. As principais diferenças são que, os malhados possuem as orelhas inseridas mais altas, são um pouco menores, com ossatura um pouco mais forte e sua pelagem não é tão exuberante.
Provavelmente é muito parecido ao Setter Irlandês Vermelho de 100 anos atrás.
Os machos medem de 62 a 66cm e as fêmeas de 57 a 61cm. O peso varia de 23 a 32 quilos.
Possui um porte atlético, sem ser muito magro. Como é um cão de campo e não de beleza, como o Setter Irlandês Vermelho, deve ser julgado pelo temperamento e trabalho, e não pela beleza.
Os olhos são ovais, avelã escuro a marrom escuro, brilhantes.
A mordedura em tesoura (os incisivos da superiores se fecham logo à frente dos inferiores) é a preferível, mas a em torquês (os incisivos superiores e inferiores se tocam) também é aceitável. A dentição deve ser completa, ou seja, com 42 dentes.
O pêlo é semilongo, liso, formando franjas na cauda, orelhas, parte de trás das patas, ancas, peito e barriga. No resto do corpo, o pêlo é mais curto, mas cobre-o completamente, não apresentando falhas na pelagem. Não pode ser crespo. A coloração base é o branco, com manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. A pelagem deve ser viva, brilhante, apresentando saúde.

CUIDADOS
Se adapta a áreas pequenas, desde que exercitado regularmente, mas alguns criadores não recomendam para apartamento.
Esta raça não precisa de tosa, mesmo porque é julgado por ser um cão de trabalho, não de beleza, como seu "irmão" Vermelho.
Banhos devem ser dados uma vez ao mês, com xampu neutro. Escovações são necessárias para evitar nós na pelagem, pelo menos três vezes na semana. Como a pelagem é lisa, os cuidados são poucos e são muito fáceis de se manter limpos.
Orelhas e olhos devem ser limpos regularmente.

PERGUNTAS FREQUENTES
Como é o Setter irlandês ruivo e branco?
O Setter Irlandês Ruivo e Branco pertence ao grupo de Cães de Aponte e data do século XIV. É um cão de porte médio a grande, com um pelo longo e liso, branco com manchas ruivas. É extremamente amigável e amável e muitas vezes é o cão ideal para as famílias pois são excelentes companheiros das crianças, extremamente confiáveis.

O macho é melhor quer a fêmea?
A fêmea tem um cio a cada seis meses e pode durar aproximadamente duas semanas e meia. Pode também haver o problema de nesse período a fêmea atrair machos e ela não poder sair para não engravidar. As fêmeas tendem a ter um pouco menos de pelo que os machos. As fêmeas são geralmente mais dependentes que os machos, sendo portanto mais caseiras.

Ele precisa de muito exercício?
Sim, precisam de muito exercício. Todos os Setters precisam de todo o exercício que você puder oferecer. Este não é o cão ideal para quem vive em apartamento ou não gosta de fazer caminhadas diárias. O Setter Irlandês Ruivo e Branco pode correr andar facilmente alguns quilômetros diariamente e depois de uma parada rápida estar pronto para outra, se você o permitir.

Ele precisa de muita escovação?
O ideal é que se escove o pelo todos os dias para a retirada de pelos mortos. Banhos podem ser dados quando necessário. É bom também retirar os pelos das orelhas, para evitar infecções, como a otite. No banho, o melhor é protegê-las com um chumaço de algodão para evitar a entrada de água nelas. Uma limpeza semanal das orelhas e dos olhos também é excelente para evitar maiores problemas.

Ele é fácil de treinar?
Nenhum cão é fácil de treinar – requer muita paciência e conhecimento sobre os cães em geral e as raças em particular. Entretanto, o Setter Irlandês Ruivo e Branco é fácil de treinar, mais do que o Setter Irlandês Ruivo. Eles são muito inteligente e desejosos de agradar – se você der comandos básicos diariamente o retorno será um cão muito obediente! O treinamento pode durar apenas alguns minutos por dia – 5 a 10 minutos de treino por dia são muito mais benéficos do que 1 ou 2 horas a cada duas semanas. É também muito fácil para a socialização.

SAÚDE
O Setter Irlandês Vermelho e Branco é relativamente saudável e é uma das raças mais longevas, chegando aos 13, 14, 15 anos com muita saúde.
Um dos problemas mais comuns relativos à raça é a atrofia progressiva da retina, detectada através de exames. Os portadores da doença não devem acasalar, já que ela leva à cegueira.
Dermatites e alergias também podem afetar a raça.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu tenho uma femea desta maravilhosa raça,muito rara no Brasil.
Ela é muito meiga e adora passear e fazer exercicio.
Emagreci 3 kilos depois que a comprei! he he he
Não imagino ela em apartamento,só se o dono for um atleta e a cansar muito.